sábado, 5 de novembro de 2011

Música, Teatro, Artes Plásticas: Novos Artistas Tem Onde Divulgar O Seu Trabalho?

Espaço para divulgar novos artistas existem mas, infelizmente, são disputadíssimos e nem sempre muito populares, pois uma boa parte dos projetos destinados à iniciação artística esbarra na falta de preparo dos coordenadores e, o que geralmente vemos, é uma estrutura bem montada para que novos artistas ensaiem e se preparem mas que, quando chega a hora de mostrar isso ao público, não é feita uma divulgação adequada e os iniciantes acabam realizando shows para parentes e amigos, o que muitas vezes acaba por desanimar o participante. Na outra ponta existem aqueles bares e espaços culturais alternativos que abrem espaço para iniciantes, mas somente em dias alternativos (Geralmente terças e quartas), na condição dos próprios artistas venderem uma quantidade mínima de ingressos e, muitas vezes, fazer sua própria divulgação.

Por onde começar ?

Se você não é rico, sabe que tem talento e possui  iniciativa, o jeito é arregaçar as mangas e ir a luta: Em primeiro lugar é preciso que você seja organizado e dinâmico, guarde tudo o que for relativo ao seu trabalho (Fotos de apresentações, cartazes, panfletos, matérias de jornais e revistas, etc.) e monte o seu "Release", depois junte tudo de forma organizada e cronológica e mande encadernar pois a boa apresentação é fundamental.
 
De posse desse material, o segundo passo é procurar um bom lugar para ensaiar. Uma alternativa, para quem mora em São Paulo, é procurar um dos CEUs (Centros Educacionais Unificados): Muitos deles disponibilizam, gratuitamente, locais com palco e iluminação de boa qualidade, para ensaiar  e para pequenas apresentações. O próximo passo é fazer um registro "demo" do seu trabalho: CD no caso de música, filmagens no caso de teatro, dança, etc. É importante registrar o seu trabalho antes de poder divulga-lo...

E se não tiver dinheiro ?

Se não tiver dinheiro a alternativa é buscar patrocinadores que invistam no seu trabalho; para isso o importante é você ter uma boa apresentação do seu projeto: se não der para gravar um CD "demo" em estúdio, você pode substituir isso por uma gravação ao vivo (Muitos espaços tem capacidade para gravar o show em K7 ou MD) e depois levar ao estúdio só para passar para um CD, se não der para fazer uma filmagem profissional, chame aquele amigo que tem uma pequena filmadora doméstica e convide-o para sua apresentação, depois leve à um estúdio especializado só para editar (Você vai ficar surpreso com os efeitos que podem ser acrescentados com facilidade à essa filmagem).

Futuramente estaremos incluindo novas dicas para iniciantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário