sábado, 5 de novembro de 2011

As "Malas Pretas" Sobrevoam O País, Enquanto Isso A Cultura..

É comum, nos dias de hoje, ouvirmos falar das famosas "malas pretas" que sobrevoam o país, levando quantias inimagináveis ao cidadão comum, muitas vezes produto de negociatas, ilícitos e sonegações; E o que mais nos espanta é que, em sua grande maioria, são operações realizadas por aqueles que nós mais deveríamos poder confiar: políticos eleitos por voto democrático, pastores de igrejas populares e grandes empresários. O que nos leva a pensar: com tanto dinheiro circulando, como turista, pelo país e em contas no exterior, porque é tão difícil que se destine mais verbas para projetos culturais, uma vez que sabemos que só a cultura pode elevar o nível de cidadania e garantir um crescimento sustentável.

É claro que existem leis de incentivo à cultura, mas que precisam ser revistas e atualizadas. Por exemplo: um artista iniciante ou com pouca expressão na mídia está em pé de igualdade com um "superstar" e, é claro, se uma empresa for investir um patrocínio, para depois abater no seu imposto de renda, ela dificilmente cogitará investir em um artista que ainda não chegou ao estrelato, já que o artista "conhecido" vai lhe trazer maiores dividendos em publicidade.

E já que as "malas pretas" continuam cruzando o país, que tal se criar o "imposto cultural mala preta", destinando parte do que for apreendido para projetos culturais. É claro que é uma brincadeira, mas bem que poderíamos pensar mais seriamente no incentivo à novos talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário