quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Fim Das Sacolas Plásticas: Bom Para A Natureza, Péssimo Para Os Bolsos!!!

Existe uma grande discussão sobre o fim das sacolinhas plásticas em supermercados, mas, o que todos estão esquecendo é que, no fundo, nós é que vamos pagar o preço e nada deve mudar. A grande maioria dos consumidores está comemorando essa "conquista" que, a meu ver, é mais um "engano bem manipulado":
   
  • As sacolas ecológicas, que deverão substituir as plásticas, devem ser vendida, segundo se divulga, a preço de custo. Acontece que o preço que vem sendo praticado, nos locais que já aderiram ao projeto, é de R$ 0,19 cada. Isso não me parece preço de custo, principalmente para uma sacola sem qualidade, que se desmancha antes mesmo de deixarmos o mercado, espalhando as compras pelo chão (Já aconteceu comigo). 
  • Se as sacolas plásticas eram fornecidas gratuitamente pelos supermercados, porque a nova deve ser vendida? Não é de interesse do supermercado que o cliente tenha como levar suas compras com conforto e segurança?
  •  A maioria das pessoas reutiliza as sacolas plásticas para colocar o seu lixo. Na ausência delas, e levando-se em conta que as novas não dão conta do serviço, por falta de qualidade, todos vão ser obrigados a recorrer aos antigos sacos-de-lixo, que também tem um custo, tanto financeiro quanto ecológico, voltando assim a estaca zero, apenas com maior custo para o consumidor.
  • Porque o governo, ao invés disso, não dá incentivo fiscal para a produção de sacolas ecológicas melhores e mais baratas, para que os supermercados possam absorver os custos, como já acontece hoje com as sacolas plásticas. De quem é o interesse de que as novas sacolas ecológicas sejam vendidas e, principalmente, sejam tão caras (Se levarmos em conta o número de sacolas utilizadas a cada compra)? Quem vai lucrar com isso?
   
Não sou contra iniciativas que ajudem a natureza, muito pelo contrário, só acredito que medidas assim devem ser pensadas de forma a não onerar ainda mais a população, favorecendo sempre o interesse dos empresários que, agora, além de não terem mais o custo das sacolinhas antigas, ainda devem lucrar mais um pouco com a venda de sacolas ecológicas e sacos-de-lixo!!!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário