sábado, 14 de janeiro de 2012

DPVAT: Cadê Os Meus Direitos?

Gostaria de mostrar mais um exemplo claro de como as leis, neste país, são violadas impunemente, sem que as autoridades "competentes" façam nada para mudar essa prática. O seguinte desabafo (Na integra) é de uma cidadã brasileira, Laura, que quando mais precisou, vitima de um acidente de trânsito, ficou desamparada em seus direitos. Como as fotos são muito forte, postarei apenas uma, mais suave, apenas para ilustrar as dimensões de sua luta.

Meus amigos, eu sou a Laura, mãe, esposa, trabalhadora e cidadã, que, com muita honra, trabalhava como mototaxista para garantir o meu sustento e o de minha família, mas, infelizmente, fui vitima de um acidente de trânsito, onde o Sr. José não obedeceu as regras de trânsito e me acertou em cheio, causando-me, de imediato, uma fratura exposta no pilão tibial (Tornozelo) e, por conta disso, agora deixei de ser a Laura Cristina, MÃE, ESPOSA, TRABALHADORA, MULHER INDEPENDENTE para me tornar A VITIMA DE UM ACIDENTE DE TRANSITO, com seqüelas imediatas em meu orgulho, em minha rotina, em meu trabalho, em minha capacidade de tomar conta da minha casa e, nem mesmo, de mim mesma, pois estou acamada, proibida por ordens médica de pôr o pé no chão.

Num primeiro momento houve um alento: o Sr José, o motorista responsável pelo acidente, colocou-me que a sua Seguradora Porto Seguro e sua Corretora Atlanta cuidariam de tudo. Esta esperança de uma atenção digna se desfez rapidamente, ao descobrir que a Porto Seguro faz parte do Pool de Seguradoras que gerencia o DPVAT, e como nunca deu certo "raposa tomar conta de galinhas", o resultado é um só, má fé e descaso.

Senão vejamos, apenas um exemplo da enxurrada de descasos:

a) Para ter um atendimento que possa atender a necessidade de meu caso de fratura exposta do pilão tibial, como todos sabemos, os serviços públicos são incapazes de atender tal necessidade, obrigando-nos a buscar médicos, consultas e procedimentos clínicos na esfera privada. Lembrando que os inúmeros casos de perdas de membros (Amputação) ocorrem por não haver atendimento adequado no ritmo prescrito pelos médicos.
b) Visando preservar minha integridade física e moral, que ainda me resta, atendi aos conselhos dos profissionais da área da saúde e hoje sou acompanhada por um médico particular, o qual me cobra R$ 300,00 por consulta.
c) Orientada pela Porto Seguro de Bauru, que o DPVAT cobre os gastos até R$ 2.700,00, acreditei que estaria “SEGURA” quanto o reembolso dos valores gastos com as consultas.
d) Mas estava enganada o DPVAT reembolsa apenas R$ 39,00, cerca de 10% do valor real devido.
e) Mas de onde o DPVAT tira esse valor? Qual critério para chamar-me de mentirosa? Quem é a pessoa física que escreve essa coisa e não assina?


Eu, Laura Cristina, que já me apresentei para vocês, acamada, com treze pinos, duas placas e uma aresta, tudo de metal, sou para esse monstro do DPVAT o SINISTRO 2011463290. E para eles como não passo de dados estatísticos, como tantos outros milhões de cidadãos brasileiros, o qual não merecem sequer saber o nome de quem lhe escreve as respostas, sem nexo legal e/ou moral, vejam a integra da resposta deles a minha dúvida, que é saber o critério, a tabela de valores onde se baseiam para pagar apenas 10% de uma consulta paga com muito sacrifício e com recibo legítimo e assinado pelo médico... notem a resposta:

“De: <faleconosco@seguradoralider.com.br>
Data: 12 de janeiro de 2012 08:04
Assunto: Re: Pagamento do Seguro DPVAT
Para: lauracdma@gmail.com


Senhora Laura,
Em resposta ao seu esclarecemos que a Seguradora Líder DPVAT se baseia nas tabelas de BRASINDICE, Colégio de Radiologia e Parâmetro de Reembolso de DAMS – PRD, aprovadas para a análise de contas médicas pela SUSEP, de acordo com os parágrafos I e II da Resolução 109 de 07/05/2004, DA QUAL NÃO DISPOMOS DA MESMA PARA ENVIO.
Colocamos à disposição para esclarecimentos adicionais o nosso site www.dpvatsegurodotransito.com.br
Atenciosamente,
Seguradora Líder DPVAT.”


O grifo é meu, serve para destacar alguns pontos fundamentais a saber:

1) Os parágrafos citados não existem na Resolução 109 datada de 07/05/2004, a leitura da integra da referida Resolução pode ser feita no seguinte link: 
A SUSEP, de acordo com os parágrafos I e II da Resolução 109 de 07/05/2004
2) Qual o propósito de mentir ou ocultar a fonte onde baseiam-se para poder ignorar recibos legítimos.
3) Vejam esta fala da DPVAT: DA QUAL NÃO DISPOMOS DA MESMA PARA ENVIO.
a. Como assim não dispõe de cópia para me enviar?
b. Em pleno século 21, com todos os meios eletrônicos a disposição como o link que postei acima... como assim NÃO TEM A RESOLUÇÃO 109 DE 07/05/2004 PARA DISPONIBILIZAR AO PÚBLICO?
c. A única explicação é que não tem nexo algum, e a razão para isso é o engodo de milhões.
4) É pedir demais para que o DPVAT seja educado e permita a seus funcionários que assinem o que escrevem? Ou será que essa é uma estratégia para dizer que o erro cometido é meramente do sistema?


Por fim, neste relato e desabafo, fica que eu que sou a Laura, mãe, esposa, trabalhadora e cidadã, que, com muita honra, trabalhava como mototaxista para garantir o meu sustento e o de minha família, mas infelizmente fui vitima de um acidente de trânsito, mas que hoje sou agredida deliberadamente pelo DPVAT que não tem rosto, voz e coração e talvez, justamente por isso, imaginem que podem tirar o meu direito a um tratamento médico digno por aquilo que me assiste por direito.
    
Amigos o DPVAT é obrigatório, mas a Porto Seguro depende de sua escolha e, se a Porto Seguro não me assistir dentro do que é de direito, expõe o seu segurado, que pagou caro por seus serviços, e acabará processado para responder pela omissão da Porto Seguro.
Obs: é essa mentira que eles querem você acredite: Comercial Seguro DPVAT - Acidente

Muito obrigada.

Laura Cristina Dorácio Mendes

2 comentários:

  1. Caro amigos plusers. Boa Noite!!!!!
    É com muita satisfação que venho até vcs para agradecer o apoio que recebi.
    Meu lema é SOMAREMOS VOZES E CRIAREMOS FORÇAS
    Quero compartilhar com vcs a resposta que obtive hoje do DPVAT
    Na íntegra o Email


    Após termos conhecimento de sua reclamação no Twitter, encaminhamos o seu caso ao setor responsável que reanalisou o seu processo nº 2011/463290 e autorizou novo crédito no valor de R$ 1.431,81 em sua conta a partir do dia 19/01/2012, completando assim o total pago de R$ 2.700,00, valor total da cobertura de reembolso de despesas médico-hospitalares.

    Quero dizer que a minha luta continua.
    Pelos meus direitos em relação a PORTO SEGURO -SEGUROS
    E A
    ATLANTA CORRETORA DE SEGUROS LTDA

    MUITO OBRIGADA E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS VCS.
    -------------------

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, só unidos mudaremos alguma coisa e teremos nossos direitos preservados

    ResponderExcluir