segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ano Novo, Velhos Problemas!!!

O ano novo começou e... Festa, comemorações e desafios: O salário mínimo foi aumentando para um patamar jamais imaginado pelo operário brasileiro - R$ 622,00 - Ou seja, o brasileiro que conseguiu emprego, hoje têm garantido, para sobreviver, pouco mais de R$ 20,00 reais ao dia (Excelente para quem precisa pagar aluguel, água, luz, telefone, etc.). E devemos tudo isso à classe política brasileira que têm se esforçado muito para aumentar os salários do trabalhador, porém, com tantos aumentos (Geralmente de mais de 100%) que eles foram obrigados a darem a sí próprios, em quase todas as esferas do poder público, fica realmente dificil sobrar alguma coisa para o povo.

Por outro lado, o novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, já assumiu defendendo os dois meses de férias por ano, que ele e toda sua classe desfrutam, dizendo ainda: "Eu não considero um privilégio" e completando "Não considero privilégio porque acho que isso foi visto pelo legislador, o legislador tem sempre uma razão, a lei tem sempre uma razão de ser". É piada? Não: Se toda lei fosse justa e "tivesse sempre razão de ser", não viveriamos a desigualdade social que hoje vivemos no país. Gostaria também de saber como ele espera acelerar os 768 mil processos que tramitam em segunda instância e os mais de 18 milhões que se encontram espalhados pelos fóruns da capital e interior, com férias de dois meses (Contra um mês que, muitas vezes, o trabalhador tem que "vender" para sobreviver). Não seria mais "justo" diminuir as férias e criar mutirões para "adiantar" os processos que tramitam durante tanto tempo até serem finalmente julgados.

O que precisamos no país é mais cidadania e menos desculpas...

Não poderia deixar, também, de parabenizar a reportagem exibida pela Rede Record de Televisão no programa Domingo Espetacular, mostrando a dura realidade da virada de ano para os moradores de rua. São de iniciativas desse tipo que o país precisa para acordar a consciência política e social da população que precisa aprender a questionar mais e não aceitar simplesmente o que lhe é imposto por uma classe política que só "enxerga o próprio umbigo" e vira as costas para o que é, realmente, o seu dever constitucional.

Um comentário:

  1. Sim Ricardo, concordo plenamente com o teu post. Infelizmente a maioria dos seres humanos, se estivessem no lugar dos políticos, faria o mesmo. O egoismo está entranhado na natureza humana. Mas creio que a conscientização é a melhor saída e tu estás a cumprir o teu papel com este blog. Mas também é preciso que as pessoas lembrem-se de todas estas coisas na hora de votarem novamente. Grande Abraço! MZ

    ResponderExcluir