quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Propina, Multa, Fiança... Qual É A Diferença?

Eu gostaria de entender quais são as diferenças reais das três práticas mais ultilizadas pelos nossos governantes: Propina, Multa e Fiança. Porque, na prática, temos visto as seguintes situações:
   
  • O "esperto" quer ganhar muito dinheiro prestando um serviço qualquer para o governo, então ele recorre à PROPINA para entrar no circulo dos poderosos, depois superfatura a obra para distribuir "agradinhos" para todos os envolvidos, e todos ficam felizes, menos nós que pagamos as contas no final.
  • Outro tipo de "esperto" ganha uma licitação, aí não cumpre as normas de segurança estabelecidas e causa um "acidentezinho ecológico". Daí o governo vai e aplica uma MULTA gigantesca e todos ficam contentes, menos nós que pagamos as contas (Da despoluição) no final.
  • Já um "irresponsável" dirige bebado o seu carro de luxo, apesar da lei seca implantada no país, atropela e mata um cidadão inocente e depois se recusa a fazer o teste do bafômetro. Vai para a delegacia, paga uma FIANÇA milionária, e todos ficam felizes, menos os familiares da vítima que não vão receber nem um centavo do governo, nem mesmo para custear um sepultamento digno.
  • Um "assaltante de alta periculosidade" entra na sua casa, barbariza a sua família, rouba os seus bens e, por acaso, é pego na esquina. Vai pra delegacia mas, como tem residência fixa, e as cadeias estão superlotadas, em menos de duas horas, após pagar uma FIANÇA, vai para casa, enquanto que você, vítima, vai ficar até de manhã na delegacia para fazer o BO, pois ela está "sem sistema" e com excesso de ocorrências. E todos ficam felizes, menos a vítima.
  • Um marido "ciumento e agressivo" espanca a mulher na frente dos filhos, ameaça ela de morte e, ao ser denúnciado, vai para a delegacia com aquele "jeitinho de coitado" e diz pro delegado que estava nervoso. Daí paga uma FIANÇA, recebe uma ordem judicial que, na teoria, o proibe de se aproximar da mulher e, em pouco tempo, a mulher é assassinada com requintes de crueldade. No final todos ficam felizes, menos os familares da vitima e toda uma sociedade que não aguenta mais esse tipo de situação.
   
A impressão que me dá é que o governo é nosso sócio: Se você quer prestar um serviço pra ele, paga PROPINA; se fizer alguma coisa errada e já tiver ganho muito dinheiro, paga MULTA, se cometer um crime, paga FIANÇA. Mas nunca, em hipótese nenhuma, vai ser punido, à menos, é claro, que você seja pobre, porque aí, sem grana nem para um advogado caro e famoso, você passa a ser uma ameaça para a sociedade. E o governo não quer prender ninguém, pois, com a fiança, além de não ter despezas com a manutenção do preso, ainda leva algum por fora, mas, para pobre ele abre uma excessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário