terça-feira, 3 de abril de 2012

O Fim Das Sacolas Plásticas: Novo capítulo!!!

A partir de amanhã, quarta-feira, 04 de abril, com o final do prazo estipulado pelo acordo entre Associação Paulista de Supermercados, Ministério Público Estadual e Procon-SP, os supermercados paulistas não vão mais distribuir sacolas plásticas para os consumidores. Vai começar de novo aquela "lenga-lenga" de que é bom pra natureza, vamos salvar o planeta, etc. Todos sabemos que é só mais um "jeitinho" de diminuir o custo dos supermercados e aumentar a renda (Com a venda "caríssima" de sacolinhas supostamente bio-degradáveis). O problema é que nos tratam como "analfabetos": 
  • Se é para salvar o planeta, porque os supermercados não são obrigados a distribuir GRATUITAMENTE as tais sacolinhas ecológicas?
  • Se é para salvar o planeta, porque os supermercados não são obrigados, como antigamente, a entregarem as compras em domicilio?
  • Se é para salvar o planeta, porque outros vilões ainda maiores continuam impunes, como as garrafas pet, os sacos plásticos para lixo, os sacos plásticos nos setores de horti-fruti, açougue, etc. (Nos próprios supermercados), as baterias de celulares, etc?
  •  Se é para salvar o planeta, porque a conta tem sempre que ser paga pelo povo e não pela iniciativa privada?
Eu te pergunto: Se você precisa fazer compras após o trabalho, vai ficar o dia inteiro carregando as sacolas retornáveis na condução, na empresa, etc.? Ou vai precisar passar enfrente ao supermercado, ir até em casa e depois voltar novamente? Quando vão retirar o valor já agregado aos produtos para cobrir o custo das antigas sacolinhas? Investir em reciclagem não seria muito mais "inteligente"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário